Como Água para Chocolate

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como Agua para Chocolate
Laura Esquível
Martins Fontes

Tradução: Olga Savary
ISBN: 8533602197
ISBN 13: 9788533602199

Sinopse
Neste surpreendente romance que tem como subtítulo Romance em fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária (e perfeitamente realizável) receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se cozinham e coalham amores e desamores, risos e prantos (sobretudo risos).



Resenha por Gio Vaz

Tita nasceu e cresceu na cozinha de um rancho no México no início do século XX, rodeada de aromas e sabores que se misturam com os seus mais profundos sentimentos e desejos. A água para chocolate é fervente, assim como seu amor por Pedro, amor esse que está proibida de viver devido a uma tradição familiar onde a filha mais jovem é destinada a cuidar de sua mãe até a sua morte. E por isso Tita não ferve só de paixão, em muitos momentos o que eleva sua temperatura é a raiva.

Não vendo alternativa, Pedro casa-se com a irmã mais velha de Tita, apenas para permanecer próximo de sua amada.

A cada abertura de capítulo, a autora traz uma receita de Tita, para que o leitor possa, se desejar, fazer parte desse cenário, uma vez que são receitas descrita com toda a dedicação que a personagem destina a seus pratos. É através deles que Tita se expressa escolhendo cada perfume e cada textura, depositando no alimento toda sua sensualidade que é absorvida por Pedro a cada garfada. A autora descreve cada cena com muita delicadeza e beleza.

O romance da escritora mexicana Laura Esquivel é escrito de maneira fluida e envolvente,
sendo um bom livro de cabeceira ou para se levar em viagens.

O livro virou filme, que leva o mesmo nome, e atingiu bastante sucesso. O filme é uma adaptação fiel ao livro, isso porque foi dirigido por seu marido, Alfonso Arau. Bom seria se pudéssemos utilizar o olfato e o paladar durante a sessão para tornar a experiência ainda mais completa.

Livro e filme são excelentes.

Para bibliografia
ESQUÍVEL, Laura. Como Água para Chocolate. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

2 comentários :

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique