Círculo Secreto - A iniciação, Vol.1

domingo, 30 de outubro de 2011

The Initiation: The Secret Circle
L.J.Smith

Tradução: Ryta Vinagre
Páginas: 255 
Ano de Lançamento:  2011
ISBN: 9788501095596


Sinopse
Qual é o seu poder?

Cassie foi atraída para New Salem por um poder que estava acima de sua compreensão. Ela não escolheu morar com sua avó na cidade de seus ancestrais, mas, quando chega, descobre que o destino a aguardava pacientemente. Iniciada no Círculo Secreto, Cassie agora faz parte do coven de bruxas e bruxos que controla a cidade há mais de 300 anos. Apaixonada pelo misterioso Adam, Cassie precisará decidir entre resistir à tentação ou usar seus poderes para conseguir o que quer - mesmo que isso coloque em risco todos o que ama e a si própria.

Resenha por Ver Sobreira
Originalmente lançado em 1992  Círculo Secreto - A iniciação foi reeditado em 2008/2009 e, é lançado aqui ao mesmo tempo que a Warner lançada a série baseada na obra.

(...)O cordão prateado nunca poderá ser rompido. Suas vidas estão ligadas. Não podem escapar um do outro mas do que podem escapar do destino(...)[p.26]

Doze bruxos e um coven na modernidade. Em Círculo Secreto - A Iniciação, Cassie Blake é a nossa protagonista. Poderíamos dizer que Cassie é uma adolescente típica, até seria se em  dado momento ela não se descobrisse uma bruxa, diga-se de passagem  filha de uma das linhagem que fundou o coven, fato esse que não é mencionado  nem pela mãe ou avó. Logicamente como o livro é direcionado a jovens adultos-  apesar do tema sobrenatural - não faltam os elementos sempre esperados, romances, "picunhinhas"  e transgressões tipicamente adolescentes,  a questão do bullying, mas o livro vai além disso.


O amor, a amizade, a lealdade, o ódio, a ganância, a disputa de poder também são explorados no romance. O livro é para jovens adultos, mas  estes sentimentos são tratados e levados a um nível mais alto de maturidade, e tais sentimentos permearão as atitudes dos personagens, principalmente o amor e o ódio. As questões do destino e de alma gêmea serão também atendidas e exploradas. A história é morna porém não é ruim, fato este perfeitamente normal em livros que abrem séries ou trilogias, pois o autor precisa descrever os personagens, nos apresentar o universo que irá compor e isso tudo faz com que normalmente o primeiro livro tenha um ritmo mais lento do que os próximos.

Falando de amor, nossa protagonista o conhece na figura de Adam. É lógico que como nas histórias "normais" do bom e velho romance, conquistar este amor não será fácil, todos os tipos de obstáculos serão postos no caminho. Cassie não terá escolhas fáceis, porque a autora quer nós lembrar que a vida não é fácil; a lealdade dos seres humanos para com aquilo que acreditam será sempre colocada a prova nesta narrativa; o preconceito também é algo muito presente, pois as pessoas temem aquilo que não conhecem e condenam  sem querer conhecer. O que ficou um pouco aquém neste começo foi a temática primordial da narrativa - a magia,o universo wicca, mas já aviso de antemão que nos próximos livros - pois é uma trilogia, ela será o ponto principal.

Como afirma Todorov o fantástico ocorre na incerteza. (...) O fantástico é a hesitação experimentada por um ser que só conhece as leis naturais e, é por estes e outros motivos que a literatura sobrenatural nunca esteve tão em alta como nos últimos 10 anos. Creio que isso vai de encontro com às intencionalidades do novo milênio, a busca cada vez maior por algo fora da realidade - bom tratar de bruxaria não é algo novo, a séculos diversos autores escrevem sobre este tema - , mas menciono também a afirmação de Todorov porque a protagonista no primeiro momento se receia da sua condição de bruxa, porém logo a seguir ela aceita este fato com normalidade pois percebe como se encaixa neste mundo "paralelo", é algo natural  diante de tantos acontecimentos que ela vivencia.

Hoje os autores escrevem cada vez mais para um público direcionada e os jovens adultos estão recebendo muita atenção neste sentido. Por mais que a história tenha elementos sobrenaturais ela quase sempre vai tratar das inquietações e desejos daquele grupo a qual quer atingir. Círculo Secreto é indicado para jovens adultos, mas pode e deve ser lido por pessoas de qualquer idade que gostem de histórias sobrenaturais.
Quem gostou de Diários do Vampiro certamente gostará de O Círculo Secreto - A Iniciação.

Também desta autora
Diários do Vampiro, Diários do Vampiro - O retorno, Diários do Vampiro - Origens - Diários de Stefan e Vampiro Secreto

5 comentários :

  1. Ainda não li o livro pq seguia a serie, e vi em algumas resenhas pessoas falando que era super diferente, só estou esperando uma oportunidade para ler, vc levantou pontos do livro que nunca li em resenha nenhuma.. Em breve vou ler

    bjs
    mila

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ser sincera,comprei o 1° livro,não li,vi alguns episódios da série e gostei,esse é mais um dos livros que quero ler e não consigo por falta de tempo,adorei a resenha... só me deixou com mais vontade de ler!!!

    maldade com as amigas!!!

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li o livro e pra falar a verdade, acho que não tenho nenhum com referência a bruxas. Gosto bastante de sobrenatural e acho que vou gostar desse. E série, não é?

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu particularmente prefiro a série Diário dos Vampiros do que os livros, pois estes são meio confusos. Mas tenho uma curiosidade imensa de ler O círculo secreto, vejo muita gente elogiando e dizendo que é bem escrito. Não sabia que o livro é dos anos 90, que massa.. lançado antes de toda essa moda sobrenatural começar, fiquei animada.

    ResponderExcluir

A Tribo Participa

Get your own free Blogoversary button!

PUBLICIDADE


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Tribo Apoia

Top Comentaristas

Widget by: Code Box

Clique